Ecocardiografia

A Ecocardiografia é uma ecografia ao coração. Este método permite a avaliação da estrutura e do funcionalidade do coração. Este exame associado com o electrocardiograma são fundamentais para o diagnóstico das patologias cardíacas. É neste momento o método mais preciso para avaliação das alterações morfológicas e funcionais do coração. É um método não invasivo e que permite qualificar as alterações cardíacas, sendo bastante importante sempre que existem indícios na sintomatologia do animal ou na auscultação cardíaca, tais como sopros, galopes ou arritmias

A ecocardiografia foi a primeira aplicação médica da ultra-sonografia, tal como da primeira ultra-sonografia contrastada, utilizando a administração endovenosa de uma solução com micro-bolhas.

A ecocardiografia apresenta imagens em tempo real do coração permitindo uma avaliação das 4 câmaras cardíacas, da funcionalidade e conformação do miocárdio e das válvulas cardíacas e da presença de alterações no pericárdio e nas artérias que saem do coração, Aorta e Pulmonar.

A utilização de estudos Doppler veio revolucionar a ecocardiografia pois permite efectuar uma avaliação da direcção e velocidade do fluxo de sangue.

Dentro da ecocardiografia existem vários estudos que podem ser efectuados:

Estudos de 2D ou Bidimensionais que permitem ver as estruturas em tempo real e o seu movimento.

Estudos em modo M que produz uma imagem em traçado correspondente às estruturas e sua funcionalidade apenas numa linha recta. Permite medir avaliar as dimensões das cavidades cardíacas, das paredes e a contractilidade.

Estudos Doppler que são utilizados para avaliar fluxos sanguíneos, estes estudos podem ser de cor que avaliam a direcção do fluxo ou espectrais que avaliam o sentido e velocidade desses fluxos. Permitem dessa forma identificar disfunções valvulares, comunicações entre cavidades e alterações na contractilidade cardíaca.

SERVIÇO DISPONÍVEL EM: