Cirurgias

Uma intervenção cirúrgica implica um esforço conjunto de toda a equipa de um centro hospitalar. Desde a entrada do animal no hospital, a sua preparação para a cirurgia e os cuidados pós-operatórios implicam o seguimento de determinados protocolos. A preparação das instalações, do local cirúrgico, da equipa e material é conseguida através de técnicas assépticas, que se definem como um conjunto de métodos e práticas que previnem a contaminação cruzada na cirurgia.

Antes de uma intervenção cirúrgica, deve ser colhida uma história clínica completa seguida de um exame físico e análises gerais para identificar alterações que podem afectar o desenvolvimento cirúrgico e o prognóstico.

No nosso hospital temos a capacidade para efectuar diversas cirurgias, tais como:

Cirurgia de Tecidos Moles
Efectuamos todo o tipo de cirurgias, desde as comuns castrações a cirurgias que exigem mais meios técnicos e destreza como é o caso das hérnias diafragmáticas ou cirurgias torácicas. A norma é procedermos com o mesmo rigor e cuidado independentemente da complexidade da cirurgia, até porque algum facilitismo pode acarretar danos irreparáveis. Hoje considera-se imprescindível a capacidade de controlo da dor, anestesia inalatória e esterilização adequada de todo o material cirúrgico. Temos capacidade para, durante as 24 horas do dia reunir uma equipa completa de cirurgia para corresponder a qualquer eventualidade.

Cirurgia Ortopédica
A cirurgia ortopédica é uma área extremamente abrangente, comportando desde a simples fractura ou luxação, até cirurgias mais complexas como Osteotomia Tripla para animais com Displasia da Anca ou Transposição do “Plateau Tibial” para correcção de ruptura de ligamentos cruzados. As técnicas são seleccionadas principalmente em função do tipo de fractura apresentada, podendo ser utilizados placas, parafusos, fixadores externos ou cavilhas intramedulares. Na cirurgia ortopédica, para além da correcta analgesia e anestesia volátil, é de especial importância a assepsia, pois as infecções ósseas (osteomielites) conferem um mau prognóstico.
Temos a ambição de poder vir a realizar próteses da anca, e pôr em prática a artroscopia, técnica que tem como principal vantagem a pouca invasão tecidual.

Neurocirurgia
A neurologia é um especialidade ampla, que engloba todo o sistema nervoso central e periférico, podendo este estar afectado por processos degenerativos, anomalias congénitas, causa metabólicas, neoplásicas, inflamatórias ou traumáticas.
A neurocirurgia em veterinária, é recente e actualmente abrange mais situações relacionadas com processos compressivos (hérnias discais, instabilidade vertebral, fracturas e luxações, entre outras). A neurocirurgia implica um adequado conhecimento técnico e anatómico, sendo crucial a precisão com que é efectuada para que os resultados finais sejam os melhores. É uma área em que temos tido excelentes resultados e pela qual temos um especial carinho pois constituí sempre um desafio, vencer situações de paralisia.

Cirurgias Oftálmicas
As Cirurgia Oculares têm sofrido uma grande evolução nos últimos anos. Tendo consciência na importância que estas cirurgias desempenham na resolução de parte das patologias oculares, o nosso Hospital tem ao dispôr dos seus pacientes todo o equipamento necessário para a realização de cirurgias extra-oculares, como por exemplo cirurgias palpebrais e dos ductos nasolacrimais, cirurgias de córnea e cirurgias para resolução de cataratas, utilizando as técnicas mais actuais.

Serviço Disponivel em,

Horário de Funcionamento

Contámos com médico permanente nas nossas instalações, durante as 24h diárias.

Horário de funcionamento de consultas,
Segunda a Sexta das 10h às 20h30

Sábado das 10h00 às 18h00

Urgências 24 horas

 

Registo Newsletter

Registe aqui o seu email para que possa receber notícias e novidades sobre o nosso Hospital!

Thank you for your feedback !

Email:
Assunto:
Msg:
Quantos olhos tem normalmente uma pessoa?