Oncologia

 Quimioterapia

O que é a quimioterapia?

De um modo simplificado, quimioterapia é um tratamento através de meios químicos. Os medicamentos utilizados em quimioterapia são componentes tóxicos para as células tumorais, e podem ser administrados por via endovenosa, intramuscular, subcutânea ou oral.

 
Como funciona?

As células tumorais geralmente dividem-se e crescem de um modo rápido; A quimioterapia interfere com a capacidade de divisão destas células, induzindo eventualmente a sua morte.

 
Quais os seus benefícios?

A quimioterapia é o meio mais efectivo para o tratamento de alguns tipos de tumor, oferecendo a melhor possibilidade de remissão. Pode ser usada em conjunto com a cirurgia ou em sua substituição e, na maioria dos casos, é utilizada de modo a aumentar a qualidade e tempo de vida do animal.

Quais os riscos e efeitos secundários associados?

Os efeitos secundários mais comuns incluem vómitos, diarreia e perda de apetite, sendo a queda de pêlo raramente observada em medicina veterinária. Os riscos inerentes ao tratamento são minimizados através da avaliação periódica do hemograma, nomeadamente do número de glóbulos brancos.

Estes efeitos são resultantes da acção da quimioterapia em outras células do organismo, também de rápida divisão, nomeadamente as que constituem o epitélio intestinal e a medula óssea.

De um modo geral estas alterações podem ser tratadas em casa com terapia de suporte, e só alguns casos particulares necessitam de internamento com fluidoterapia, antibióticos injectáveis e suporte nutricional.

Na maioria dos casos estes efeitos são ligeiros e auto-limitantes, sendo claramente superados quando em comparação com os benefícios do tratamento.

Por quanto tempo é realizada a quimioterapia e quanto tempo dura cada tratamento?

A duração da quimioterapia depende do tipo de tumor e varia de 15 semanas a 2 anos.

A maioria dos tratamentos é realizada em poucas horas e o paciente regressa a casa no próprio dia.

Os efeitos secundários vão ser detectados no dia do tratamento?

Se algum efeito secundário vier a ser registado, raramente ocorre no dia de tratamento. Vómitos, diarreia ou perda de apetite podem decorrer dois a três dias após o tratamento, e o dia da quimioterapia será, para a maioria dos animais, um dia perfeitamente normal.

A família e restantes animais de estimação devem ter algum cuidado particular durante este período?

A maioria das medicações utilizadas em quimioterapia é eliminada do organismo do animal em 24 horas. De qualquer modo deve prestar-se especial atenção à urina e fezes, evitando o seu contacto directo com jardins e espaços para crianças e usando sempre luvas para a sua manipulação.

Os animais podem ter uma vida, actividade e alimentação normal durante o tratamento?

Todos os hábitos do seu animal podem e devem ser mantidos durante o período de quimioterapia. Ele deve aproveitar todas as suas actividades normais e receber os alimentos a que sempre foi acostumado, mesmo no dia do próprio tratamento.

É necessária sedação para a realização dos tratamentos?

Não, dado que a maioria dos tratamentos são curtos e indolores.

O que acontece no final do tratamento?

Após o final da quimioterapia todos os animais devem ser avaliados periodicamente a cada 1-3 meses. Estas avaliações permitem a detecção precoce de eventuais problemas ou remissões, e seu maneio.

 

Os tumores vão ser curados através da quimioterapia?

É importante compreender que a maioria dos tumores serão controlados e não curados. A quimioterapia promove uma maior qualidade de vida, podendo prolongar a vida de alguns animais, em vários meses ou até anos.

Serviço Disponivel em,

Horário de Funcionamento

Contámos com médico permanente nas nossas instalações, durante as 24h diárias.

Horário de funcionamento de consultas,
Segunda a Sexta das 10h às 20h30

Sábado das 10h00 às 18h00

Urgências 24 horas

 

Registo Newsletter

Registe aqui o seu email para que possa receber notícias e novidades sobre o nosso Hospital!

Thank you for your feedback !

Email:
Assunto:
Msg:
Quantos olhos tem normalmente uma pessoa?