Ecografia

A Ecografia é um método diagnóstico não invasivo que utiliza sons de alta frequência para criar uma imagem a partir dos eco produzidos pelo órgãos. É um método inócuo, dado que não é utiliza radiação ionizante, como ocorre no Rx ou no TAC.

O método ecográfico baseia-se no fenómeno de interacção de som e tecidos, ou seja, a partir da transmissão de onda sonora observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução numa escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos. Permite a aquisição de imagens dinâmicas, em tempo real, possibilitando estudos do movimento das estruturas corporais e efectuar aspiração por agulha fina ou biópsias. Os estudos Doppler permitem uma avaliação do sentido e velocidade dos fluxos sanguíneos.

A utilização da ultra-sonografia para fins diagnóstico em medicina humana iniciou-se nos anos 50, no entanto foi nas últimas 2 décadas do século XX que, devido ao desenvolvimento tecnológico, a ecografia se tornou num poderoso e muitas das vezes indispensável método diagnóstico para a resolução dos problemas do seu animal.

A utilização da ecografia é muito vasta, incluindo a avaliação dos órgãos abdominais, de estruturas musculo-esquléticas como músculos e tendões, do coração (Ecocardiografia) e de vasos sanguíneos, e qualquer outra estrutura composta por tecidos moles (ex: olhos, testículos ou glândula tiróide).

As grandes barreiras para a ecografia são o osso, que reflecte todos os ecos, e o gás que cria uma elevada impedância com os tecidos moles, não permitindo visualizar para além destas estruturas. Por essa razão, estruturas como o pulmão, quando normal, ou o encéfalo, devido à calote craniana, não são possíveis avaliar. O gás nos órgãos abdominais também dificultam a avaliação das estruturas envolventes. Outra das barreiras é a gordura, pelo que, os pacientes gordos, têm uma pior qualidade de imagem devido à atenuação que os ecos sofrem.

No Hospital Veterinário Montenegro garantimos em permanência estes serviços.

Serviço Disponivel em,

Horário de Funcionamento

Contámos com médico permanente nas nossas instalações, durante as 24h diárias.

Horário de funcionamento de consultas,
Segunda a Sexta das 10h às 20h30

Sábado das 10h00 às 18h00

Urgências 24 horas

 

Registo Newsletter

Registe aqui o seu email para que possa receber notícias e novidades sobre o nosso Hospital!

Thank you for your feedback !

Email:
Assunto:
Msg:
Quantos olhos tem normalmente uma pessoa?