Projeto Escolas

O “Projecto Escolas” apresentado pelo Hospital Veterinário Montenegro destina-se a todos os alunos do ensino básico e ensino secundário e tem como objectivo elucidar as crianças e jovens acerca do bem-estar animal, dos cuidados básicos de saúde e higiene animal e melhorar a inter-relação animal, veterinário, população, desmistificando conceitos como “os animais não sofrem”, “agressividade gratuita dos animais” entre outros. Por outro lado, tentaremos também esclarecer dúvidas acerca do papel do médico veterinário da actualidade na sociedade, do curso de medicina veterinária, das saídas profissionais e do mundo do trabalho.

Assim sendo, o que propomos são duas apresentações distintas em power point, uma destinada às crianças e adolescentes do ensino básico e uma outra dirigida aos jovens do ensino secundário.

A apresentação ao ensino básico será dedicada aos cuidados básicos de saúde e bem-estar animal com especial destaque para a higiene (os banhos, as escovagens, a limpeza dos olhos e ouvidos, o corte das unhas e os cuidados dentários), a alimentação, tentando salientar o risco da obesidade animal, a vacinação como prevenção para doenças importantes, a desparasitação interna contra parasitas internos e a desparasitação externa como precaução contra pulgas e carraças. De igual modo importante, falaremos acerca da educação e do treino do animal de estimação, dos castigos e das recompensas. Por último, iremos abordar a título de exemplo uma zoonose denominada Leishmaniose, a importância da prevenção desta doença e o seu tratamento.

Relativamente à apresentação ao ensino secundário tentaremos explicar o papel do Médico Veterinário na sociedade contemporânea e resumir o dia-a-dia de um Médico Veterinário. Iremos elucidar os jovens acerca do curso de Medicina Veterinária, das áreas de estudo, das saídas profissionais, que não se resumem apenas a cão e gato, e do mundo do trabalho.

No âmbito do “Projecto Escolas” já visitamos a Escola EB 1 Costa Cabral, a Escola EB 2/3 da Areosa, a Escola Filipa de Vilhena, a Escola do Bonfim, a Escola Primária da Corujeira, o Colégio Luso-Internacional do Porto, a Escola ES/3 de Carvalhos, a Escola da Vitória, a Escola Secundária Aurélia de Sousa, o Jardim Escola João de Deus, a Escola Básica Nicolau Nasoni, o Colégio Júlio Dinis, a Escola EB 2.3 de Valbom e a Escola Secundária/3 da Senhora da Hora.

Horário de Funcionamento

Contámos com médico permanente nas nossas instalações, durante as 24h diárias.

Horário de funcionamento de consultas,
Segunda a Sexta das 10h às 20h30

Sábado das 10h00 às 18h00

Urgências 24 horas

 

Registo Newsletter

Registe aqui o seu email para que possa receber notícias e novidades sobre o nosso Hospital!

Thank you for your feedback !

Email:
Assunto:
Msg:
Quantos olhos tem normalmente uma pessoa?