Notícias

Acompanhamento da gestação

Cada vez mais a gestação em animais de companhia necessita de um acompanhamento médico-veterinário rigoroso. O conhecimento que se tem vindo a adquirir sobre as doenças e alterações que ocorrem durante a gestação permitem a resolução rápida e eficaz quando detectadas atempadamente.

O acompanhamento veterinário pode começar ainda antes da gestação, sendo que aqui se chama acompanhamento reprodutivo, ajudando os proprietários a definir qual a altura correta para cruzar os animais. Nestes casos, pode-se fazer a medição de progesterona e a realização de citologias vaginais para calcular a altura ideal do cruzamento.

Durante a gestação o controlo ecográfico permitem aferir a evolução saudável dos fetos, quer pelo crescimento ósseo, quer pelo batimento cardíaco.

Perto do final da gestação deve ser realizado o controlo radiográfico para saber o número de fetos e avaliar o tamanho e posição fetal, para se comparar com o tamanho do canal de parto e verificar se eles vão ou não conseguir passar. O controlo ecográfico, também é indispensável, para assegurar a viabilidade dos fetos e saber se não está a chegar a altura do parto, uma vez que a frequência cardíaca destes começa a baixar.

Para tentar prever a altura do parto, existem duas opções que podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto, a medição da progesterona ou da temperatura. Os níveis de progesterona começam a diminuir na última semana de gestação, sendo que a 12-24 horas do parto os valores baixos para um limiar que se sabe ser pré-parto. A temperatura deve ser medida, pelo menos, três vezes por dia na última semana (>55 dias de gestação) porque esta também vai baixar 10C a 8-24horas pré-parto.

Qualquer dúvida ou problema durante a gestação do seu animal deve entrar em contacto com o seu Médico Veterinário.

 

 

 

 

 

 

 

Horário de Funcionamento

Contámos com médico permanente nas nossas instalações, durante as 24h diárias.

Horário de funcionamento de consultas,
Segunda a Sexta das 10h às 20h30

Sábado das 10h00 às 18h00

Urgências 24 horas

 

Registo Newsletter

Registe aqui o seu email para que possa receber notícias e novidades sobre o nosso Hospital!

Thank you for your feedback !

Email:
Assunto:
Msg:
Quantos olhos tem normalmente uma pessoa?